quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Entrevista


Entrevista a…Caroline Medeiros (eu, sim)

Bem, como já estamos quase no fim da fic, eu decidi montar uma entrevista respondendo a algumas das vossas questões. Recebi as questões por email e juntando...deu nisso! Podem continuar mandando perguntas.


(Atênção: Atualizado com + 4 perguntas!)

1 – Como surgiu a ideia de fazer fic?

Bem…essa é uma pergunta complicada…Vou me alongar nessa…a saga twilight só entrou na minha vida em Janeiro de 2010, quando minha melhor amiga que era apaixonada pela saga me “obrigou” a ver o filme com ela, e a partir desse momento, meu mundo mudou. Eu procurei ler todos os livros primeiro e depois vi os filmes que existiam até ao momento disponíveis. Eu devorei isso em pouco tempo e me senti infeliz quando a palavra FIM apareceu em “Amanhecer”. Se você é fã da saga, você percebe o que eu tou dizendo…passei dias deprimida…
Depois de Eclipse (filme) ter estreado, eu fiquei ainda mais triste e ai eu procurei as fics. Li muito. Eu posso dizer que cheguei a ler mais de 50 fics, sem estar a exagerar. Mas poucas tinham qualidade. Ficava menos triste, mas eu não me sentia completa. Senti que algumas autoras davam muita infelicidade aos personagens queridos, e faziam eles sofrer…
Eu queria fazer isso do meu jeito. E foi assim, que uma vez abri um documento de Word para escrever um parágrafo sobre o depois do fim de amanhecer e de um parágrafo surgiu uma página e de uma página um capítulo e a minha motivação estava super em alta. Eu não sabia que estava escrevendo fic! Eu estava satisfazendo os meus caprichos. Eu tava dando vida às personagens que eu adorava e escrevendo aquilo que eu queria que a Stephenie (Meyer) escrevesse! Eu tava escrevendo para mim. Eu me sentia feliz. Bella, Edward, Nessie, Jacob…todos eles estavam “vivos” de novo.
Eu estava tão feliz que tinha de partilhar minha felicidade com alguém. E assim criei um blog onde postei o que tinha escrito.
Os primeiros 5 capítulos de Predestinados 1 foram escritos em apenas 5 ou 6 dias. Eu escrevia numa velocidade alucinante porque eu estava amando fazer aquilo.

2 – Foi fácil essa fase de adaptação? Como as pessoas reagiram?

            Foi complicado. Eu demorei 20 dias para receber meu primeiro comentário. Eu achei que era uma falhada. Mas eu continuei a escrever. Meu objetivo era escrever para mim. Mas ficava MUITO desiludida por não receber nem um comentário. Me lembro da primeira pessoa que comentou minha fic, num outro site onde eu postava (e posto) e eu chorei lendo. Foi…emocionante. Eu nunca vou esquecer esse dia. Aos poucos as pessoas começaram lendo e eu me enchi de coragem e continuei escrevendo.

3 – Alguém ajudou você no início?

            Não. Eu nunca tinha mexido num blog e aprendi a fazer tudo sozinha. Ta bom, vocês devem estar pensando agora: “Não é assim tão complicado…”. É, postar o básico não é complicado. Mas existem certas configurações que eu não entendia e nunca perguntei. Fui tentando e tentando até que funcionava. Pesquisei muito também.
            Ninguém sabia que eu estava escrevendo fic. Eu não contei para ninguém que me conhecia. Portanto, era segredo.

4 – O que sua família acha a respeito de sua fic?

        Eu não contei para ninguém durante um bom tempo. A primeira pessoa para quem eu contei foi minha prima Mariana. Ela é *MUITO* especial para mim e por isso eu contei. Ela nunca leu a fic, porque ela é ainda só tem 11 anos, mas ela me deu suporte emocional.
            A segunda pessoa para quem eu contei (já passava um mês e tal desde que eu tinha começado a postar) foi minha melhor amiga. Ela é como uma irmã para mim. Ela leu e gostou e começou comentando comigo (pessoalmente) o que achava e me deu apoio para eu continuar.
            Mais tarde contei para outra amiga. Ela ainda hoje me diz o que acha sobre a fic.
            Minha mãe descobriu que algo estava errado comigo. Eu nunca tinha passado tanto tempo em frente a um computador e naquela altura eu passava muito (escrevendo, postando e respondendo aos comentários). Não sei o que ela pensou que tava errado comigo (eu acho que ela pensou que eu tinha um namorado virtual ou alguma coisa parecida)…mas eu tive de confessar o que estava rolando. Contei para ela que estava escrevendo fic.
            Ela reagiu mal. Ela quase me proibiu de o fazer. Não contei para mais ninguém que me conheça pessoalmente sobre a fic. Tive medo. Até hoje, mais ninguém sabe.

5 - Você tem algo que lhe serve de inspiração?

        Inspiração…tenho sim. Se você me perguntar em o quê ou quem…bem eu vou dizer todos que vivem à minha volta. Mas se for para especificar, me inspiro bastante no que acontece comigo e depois amplifico, altero coisas e adapto para as personagens.

6 - Os nomes dos personagens que você que escolhe, como faz? Escolhe o que lhe agrada ou você faz de acordo com as letras dos Cullen?

Eu escolho os nomes por meus gostos pessoais. Por exemplo se for uma personagem boa, eu escolho um nome que eu goste. Se for uma personagem má (ex: Susane), eu escolho um nome que eu não gosto. (P.S – Me desculpem, Susanes e Susanas do mundo!). Claro que eu tenho sempre o cuidado se for uma personagem que nasça na família Cullen (ex: Marianne) eu escolho uma justificação plausível para aquelas letras. Mas posso vos garantir que a Mary/Marianne tem esse nome porque eu amo o nome e porque é o nome da minha prima que eu referi na pergunta 4.

7 - Voce é team Edward, team Jacob, team Seth ou team Nick?

            É complicado para mim explicar. Eu na história original da Stephenie, eu sou e sempre serei team Edward. (Me perdoem team Jacob). Não quero dizer com isso que eu não gosto do Jacob. Eu gosto dele, mas eu acho que ele e a Bella nunca ia dar certo. Eu acho a Nessie e o Jacob perfeitos um para o outro. Entre ser team Seth ou team Nick, é outra questão difícil. Eu adoro a maneira de ser do Nick. É, talvez eu sou team Nick. Mas eu também gosto do Seth. O Seth é parecido com alguém que já foi muito especial para mim.

8 – Qual é a sua personagem favorita? Com qual você se identifica mais?

            Minha personagem favorita é a Mary. Novidade, né? (ironia). A Mary foi sempre a minha queridinha da história. Se você me perguntar porque, eu tenho de admitir que é que é mais parecida comigo. Lembra quando a Mary sofreu com o Seth? Ela passou muito mal mesmo e eu tive tanta pena dela…muitos parágrafos desses capítulos tristes foram retirados de meu diário pessoal. Eu já tive um Seth na minha vida.
            Podemos dizer que a Mary e a Bella por vezes empatam. Eu gosto muito das duas. Eu acho que a mistura entre elas dá no resultado: eu mesma.

9 – Qual foi a personagem que você gostou mais de “construir”?

Eu amei construir a Maggie. A Maggie surgiu da necessidade de dar amigas para a Nessie (em Predestinados 1). Meu objetivo inicial era apenas e só torná-la uma personagem secundária, sem grande relevo na história. Aos poucos, (quem escreve fic/história longa sabe disso), a Maggie ganhou vida própria. Eu não tinha mais controlo nela. As leitoras(es) gostaram dela e eu fui ganhando um carinho especial para ela também.
            Sei que quando cheguei ao capítulo 18 de Predestinados 1 (a primeira noite entre Jake e Nessie que eu decidi que a Nessie ia engravidar) eu pensei, e agora garota ou garoto? Eu pessoalmente tenho um sonho: no futuro, ter filhos gémeos. E realizei isso com a Nessie.
            Muitas pessoas quando viam a Maggie e o Seth infelizes me perguntavam porque eles não ficavam juntos. Não. Eu tinha algo maior para eles. Tinha um imprinting perfeito esperando.
            A fic Predestinados 1 estava terminando e eu sentia que ainda haviam tantas coisas para escrever…eu não podia parar ali! E ai surgiu Predestinados 2: Forever & Always.
            Maggie se tornou uma personagem tão doce em relação ao amor. Ela e Nick eram tão perfeitos…
            E quanto aquele segredo sobre o Damian e o pai dela? Eu não imaginei nada disso! Eu tava vendo que Mary e Seth já tinham sofrido e agora podiam ser felizes. Mas tudo foi sempre tão fácil entre o Nick e a Maggie…eles tinham de passar por algo.
            Ai surgiu o Damian. Ele era um canalha, mas também foi muito interessante do ponto de vista criativo. Eu não imaginava que a Maggie tinha um passado assim! Mas minha cabeça deu muitas voltas e eu escrevi isso. Foi uma provação e tanto!!!

10 - Como você se sente ao ver que a fic a que tanto se dedicou esta acabando?

            É triste para mim. Ao longo desse tempo eu criei um refúgio para minha vida. A fic ocupa e vai ocupar sempre um cantinho especial na minha vida. Toda a semana eu ficava empolgada para saber como os(as) leitores(as) iam reagir a determinadas coisas que eu escrevia. (Eu nunca acho o que eu escrevo bom o bastante. Eu sou auto-critica).
            E depois eu sinto que vou ter de abandonar as vidas maravilhosas da nossa Mary, da Maggie, do Nick, do Seth, da fadinha Alice, do safado do Emmett, do Jake, da Nessie, do Edward, da Bella…de todos. E eu acho que vai ficar um vazio cá dentro.
            Mas tá na hora de deixar esse mundo. Eu já não sinto que vou ficar deprimida como antes. Eu melhorei muitos aspetos que a Stephenie Meyer deixou em aberto. Dei uma filha à Rose e a Alice; dei uma vida feliz ao Jacob (que ele merecia), tratei da infelicidade da Leah (que ainda vai ter uma boa surpresa no capítulo 30 (final)…Eu tentei os deixar mais felizes do que estavam.
            E sim, se me perguntarem se eu gostava de escrever Predestinados 3, sim gostava. Mas é impossível para mim. Minha vida pessoal não mo permite.

11 - Alguém de fora pode usar seus personagens para uma outra fic?

            Não. Me desculpem, eu pensei muito sobre isso. Eu sei que muitas das minhas fãs gostariam disso. Mas pensem como é complicado para mim. Eu sou a autora desses personagens. Eu os criei. Eu ficaria mal vendo outra pessoa escrevendo sobre a vida deles. A sério, eu não ia gostar nada.
            Sabe, o problema das fics é esse mesmo. Você tá usando as personagens de outras autoras. E nesse caso seria fic da fic. Estariam usando os meus…eles me pertencem…
            Outra pessoa estaria ficando com os louros daquilo que eu criei. Eu acho injusto.

12 – Quais são seus projetos na escrita para o futuro?

            Eu tou começando a escrever meu próprio livro original. Não o vou postar em nenhum blog. Eu quero publicar ele com editora quando acabar de escrever. E que deus me ajude nisso!
            O livro se chama “A Luz do Amor” e promete tantas coisas maravilhosas…é sério, tou amando escrever ele. “A Luz do Amor” retrata a vida de uma adolescente com 16 anos, filha de pais divorciados que vive sozinha com a mãe num condomínio fechado. Luz (nome da personagem principal) se debate sobre a infelicidade de vir de uma cidade grande para uma cidade tão pequena. Mas, Luz vai encontrar as melhores amigas de sempre e um rapaz, que nem nos seus melhores sonhos o cavaleiro branco era mais perfeito. Afonso é seu nome. Mas existem personagens ruins nisso, e um amor tão puro pode ser estragado com a maldade de Rita. No meio de tanta confusão no coração de Luz, sua mãe divorciada, médica no hospital local e pouco dedicada à filha, engravida do ex-marido (o pai de Luz). E nesse caminho, quem fica trocando fraldas à irmã mais nova é Luz. Já parece confusão o bastante? Isso ainda é apenas o começo!
            E eu sei agora você ta pensando: “Ela tem tempo para escrever o livro dela, mas para escrever Predestinados 3 não!”. Não me mate por isso. Mas se você acompanha Predestinados 2: Forever & Always sabe que eu tenho atrasado muitas vezes nas postagens. Eu não tenho tempo para escrever uma vez por semana. E toda a gente se queixa. Eu sou estudante, eu tenho de estudar. Tenho de ter tempo para isso.
            Ao escrever “A Luz do Amor” eu não tenho pressa. Posso escrever hoje um pouco e só voltar a escrever daqui a um mês. Ninguém vai ficar chateado com isso. Não tenho horários de postagens.



13 -  Você no futuro pretende ser escritora ou outra profissão?

            Eu nunca pensei a sério em ser escritora. Vou continuar escrevendo, isso é certo. Mas a vida é difícil para viver SÓ da escrita. Eu quero ser farmacêutica. Quero descobrir medicamentos que curem certas doenças.

14 - Já teve momentos em que você pensou em desistir da fic?

Teve sim. Quando minha relação amorosa de 1 ano terminou, eu larguei muita coisa na minha vida. Foi uma fase muito ruim mesmo. E também pensei em desistir quando algumas criticas surgiram sobre a fic. Criticas pouco construtivas (na minha opinião).

15- Como você escolhe as fotos de quem interpretara cada personagem?

Eu penso na personagem. Primeiro escolho o nome e depois penso: loira ou morena. Alta ou baixa. Bonita ou menos bonita. E depois eu ponho no Google pesquisa as carateristicas e aparecem montes de imagens. Eu escolho as que mais me interessam. E também é claro que eu acabo por ser influenciada por meus gostos pessoais, por atores/atrizes de séries/filmes que eu gosto, etc.

16 - Você monta a fic sozinha ou tem ajuda de alguma amiga para ver se o capítulo esta bom ou ruim?

Eu montei a fic toda sozinha. Eu antes mostrava primeiro a uma grande amiga minha os capítulos para ouvir uma opinião. Mas agora com a falta de tempo, assim que acabo de redigir o capítulo, eu posto logo. No entanto, posso dizer que o capítulo 6 de Predestinados 2: F & A, o primeiro ponto de vista do Nick foi escrito por minha melhor amiga, Iryna Samilyak. Tenho essa referência a ela nas notas finais desse capítulo.

Bjs, é tudo por hoje. Continue mandando suas perguntas para carolinemedeirosp@gmail.com que eu me esforçarei por responder a todas! Comentem dizendo o que acharam! :)

3 comentários:

  1. adoreiiiiiiiii a entrevista quero que este livro chegue logo bjs

    ResponderEliminar
  2. Amei o capítulo,mais tenho certeza q vou amar mais ainda o livro que vc está escrevendo.Se for lançado,sem dúvidas eu compro.AMEIIII as suas respostas,para todas as perguntas que lhe fizeram.Espero q fazam mais,eu só ñ faço 1- pq eu ñ tenho email e 2- pq algumas perguntas que eu desejaria fazer,já foram feitas.
    BJS!!!E NÃO DESISTA DO SEU LIVRO POR FAVOR.

    ResponderEliminar